A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais usadas pelas famílias brasileiras na hora de limpar a casa.  Mas o que poucas pessoas sabem é que o uso desse produto, composto à base de cloro, pode ser prejudicial à saúde, aumentando os riscos de problemas respiratórios e infecções.

Tal constatação veio por meio de uma pesquisa realizada pela Occupational & Environmental Medicine, que analisou em especial a exposição da água sanitária em crianças.  A pesquisa foi realizada em três países (Holanda, França e Espanha) e contou com a observação de mais de 9.000 crianças entre seis e 12 anos de idade.

Na complexidade do estudo, os pais dessas crianças foram questionados sobre o número de vezes que os filhos tiveram doenças como gripe, sinusite, pneumonia, amigdalite e outras infecções. Em contrapartida, também foi perguntado quantas vezes por semana a água sanitária era usada na limpeza de casa.

Entre os dados coletados, foi constatado que a água sanitária era usada com mais intensidade na Espanha, estando presente em 72% dos lares. Enquanto que na Finlândia o número por sua vez era menor, apenas 7% dos pais disseram que usavam água sanitária no momento da faxina.

O resultado? Depois de todos os levantamentos de históricos de doenças, foi notado que as crianças que viviam em casas limpas com água sanitária, ou outros alvejantes à base de cloro, tinham mais infecções e problemas respiratórios do que as outras, que eram expostas menos ao produto.

Portanto, ainda que a eficácia da água sanitária seja popularmente comprovada, é preciso que haja cuidado no seu manuseio dentro de casa. Crianças são as mais frágeis à exposição do produto, mas os adultos também correm riscos. Na hora da limpeza, use luvas e se o tempo de exposição for muito alto, não deixe de usar máscaras também. Sua saúde agradece!

Por MGGA - Equipamentos e Produtos Químicos para Tratamento de Água e Esgoto
A MGGA destaca-se em inovação quanto ao fornecimento de Estações de Tratamento de Água e Efluentes na região de Macaé, Estado do Rio de Janeiro. Oferece orientação e acompanhamento aos clientes durante toda a implantação das ETE’s (Estação de Tratamento de Efluentes) e ETA’s (Estação de Tratamento de Água), buscando sempre um atendimento de qualidade. Comercializa ainda produtos químicos para tratamento de água e efluentes, das melhores marcas e com a melhor qualidade, com preços acessíveis e negociáveis. Preza pela entrega pontual, rápida e com contínua melhoria para a satisfação dos clientes.