A Bomba Centrífuga de Mancal Integral é indicada para saneamento, abastecimento de água, irrigação, usinas de açucar, destilarias, circulação de óleo térmico, indústrias têxteis e bombeamento de líquidos em geral.

Vazão até: 3500 m³/h
Altura manométrica até: 120 m.c.a

Principais Características e Vantagens da Bomba Centrífuga de Mancal Integral:

Construção robusta, anéis de desgaste, mancal integral menos vulnerável a eventuais desalinhamentos de eixos, projeto de reconhecida aceitação de mercado.

O sistema construtivo é de eixo horizontal, sucção axial, descarga radial, mancal integral lubrificado a óleo, normalmente de um estágio, sendo também disponíveis modelos de dois ou três estágios.

A voluta da bomba é fixada no cavalete por prisioneiros e nos cavaletes maiores é dotada de pés de apoio.

O sistema de vedação nos eixos pode ser feito por selo mecânico ou gaxeta, e opcionalmente com refrigeração nas gaxetas.

O empuxo axial dos rotores (radiais e fechados) é equilibrado através de furos de alívio, exceto os modelos ITA 32-120, 32-160, 32-200, 40-120 e 40-160 onde o empuxo axial é compensado por palhetas traseiras nos respectivos rotores.

NPSH: O valor no NPSH requerido pode ser calculados através da formula abaixo, sendo o Hs encontrado na respectiva curva característica.

NPSHr = 10 – Hs + V²/2g + 0,5
Hs = altura de sucção (m)
V = velocidade na sucção (m/s)
g = aceleração da gravidade (m/s²)

Ao especificar a bomba, deverá ser observada a rotação escolhida e a velocidade periférica máxima do rotor, conforme o seu material de construção.

Velocidade Periférica

  • ferro fundido GG 20 (DIN 1691): 40 m/s
  • ferro nodular GGG 40 (DIN 1693): 60 m/s
  • bronze – SAE 40: 60 m/s
  • aço inox – CF8M (ASTM A 743): 80 m/s

As bombas podem ser acopladas a motores elétricos, redutores, turbinas, motores a diesel e a gasolina, ou acionados por polias e correias, desde que utilizando-se de mancais reforçados.

Os flanges são de conformidade com a norma DIN, outras modificações mediante consulta prévia.