Tratamento de esgoto é um assunto que preocupa uma grande parte da população brasileira. O que mais assusta é ver o país se desenvolvendo de um lado e do outro ver o governo negligenciando esse sistema que afeta diretamente a saúde da sociedade. Mas até quando veremos alguns brasileiros sem tratamento de esgoto? Descubra a abaixo:

 

Infelizmente a notícia não é boa, minha gente. De acordo com um levantamento recente realizado pelo Instituto Treta Brasil, o país vai demorar mais de 100 anos para fornecer a coleta e o tratamento de esgoto e de água para todos os brasileiros. É mole?

 

A estimativa é baseada na quantidade de dinheiro investida no saneamento básico até agora. Se continuarmos nesse ritmo, teremos mais um século de novela de mal gosto (e mal cheiro) para ser assistida. Encaixe aí, no mínimo, mais umas duas gerações suas que podem não desfrutar de um tratamento de esgoto adequado.

Para se ter uma ideia, em 2013, apenas 39% da população possuía tratamento de esgoto em suas residências. Porcentagem que andava em conjunto com coleta, que não passava dos 50%.

 

Regiões que mais sofrem com a falta de tratamento de esgoto

 

Região norte: Em 2013 era a que mais sofria. Ao total despejava 82% de esgoto sem qualquer tipo de tratamento de esgoto.

Região sul: A região sul, para a surpresa de muitos, aparece em segundo lugar no ranking, despejando em 2013, 60% de esgoto sem nenhum tratamento.

Região Nordeste e Sudeste: Juntas essas duas regiões aparecem penúltimo lugar na lista. Ambas com algo em torno de 40% de esgoto sem tratamento despejado.

Região Centro-Oeste: Ainda que represente o último lugar na lista, a região Centro-oeste ainda despejada de esgoto sem tratamento em grandes quantidades, mais exatamente 30%.

 

Os impactos da falta do Tratamento de esgoto

Como citado no começo, o esgoto que não é tratado gera consequências diretamente na saúde, mas não é só isso. O estudo pôde revelar que um dos maiores impactos se encontra na educação. A matemática é simples: mais crianças doentes, menos crianças aprendendo em salas de aula.

Além disso, a cidade vai se contaminando aos poucos: vizinhanças sem tratamento de esgoto, por exemplo, têm seus imóveis desvalorizados, afetando a economia e o turismo de toda uma cidade. Por isso, é tão importante falarmos mais sobre esse assunto!

 

 

Por MGGA - Equipamentos e Produtos Químicos para Tratamento de Água e Esgoto
A MGGA destaca-se em inovação quanto ao fornecimento de Estações de Tratamento de Água e Efluentes na região de Macaé, Estado do Rio de Janeiro. Oferece orientação e acompanhamento aos clientes durante toda a implantação das ETE’s (Estação de Tratamento de Efluentes) e ETA’s (Estação de Tratamento de Água), buscando sempre um atendimento de qualidade. Comercializa ainda produtos químicos para tratamento de água e efluentes, das melhores marcas e com a melhor qualidade, com preços acessíveis e negociáveis. Preza pela entrega pontual, rápida e com contínua melhoria para a satisfação dos clientes.